Na eleição de 2008, aos 47 anos, Jairo Xavier de Britto foi eleito para o seu primeiro mandato na Câmara Municipal do Recife com 5.472 votos oriundos das mais diversas áreas da cidade, desde as mais carentes às mais privilegiadas.

Por entender que a educação é a base da transformação para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o recifense Jairo Britto entrou na política partidária em 2004 quando disputou, pela primeira vez, a eleição para vereador do Recife, ficando na primeira suplência do PSB com 2.432 votos.

Filho de Samuel e Geni Britto, foi criado no bairro do Cordeiro, onde reside até hoje. Sempre estudou em escolas públicas. Concluiu bacharelado em Estatística e Ciências Contábeis na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fez pós-graduação em Supervisão Educacional e Perícia Criminal na Universidade de Pernambuco (UPE). Tem mestrado em Bioestatística pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

É professor do Instituto Federal de Educação e Tecnologia, antigo CEFET, e atua como perito criminal da Polícia Científica. Jairo Britto passou em vários concursos públicos como o da Sudene (primeiro lugar no concurso para estatístico), o do Governo do Estado para professor de técnicas de contabilidade e administração (primeiro lugar), o da Fundação Hemope para estatístico (segundo lugar), o da Escola Técnica Federal de Pernambuco para professor de informática (terceiro lugar) e o do Tribunal Regional Federal para estatístico (quinto lugar).

Como professor, lecionou na UFPE e na Esurp (Escola Superior de Relações Públicas). Mesmo envolvido coma  vida acadêmica, assumiu ainda diversos cargos em defesa de sua classe trabalhadora, entre eles o de presidente da Associação de Peritos Criminais da Polícia Científica de Pernambuco; de coordenador de planejamento e conselheiro fiscal da Associação dos Servidores do CEFET; e de conselheiro fiscal do Sindicato dos Servidores do CEFET. Atualmente, é coordenador e professor de um curso preparatório totalmente gratuito para concurso público, situado no bairro do Cordeiro.

Depois de toda a sua experiência, ficou clara para o professor Jairo Britto a necessidade de entrar para a vida política, no intuito de realizar algo ainda mais abrangente em prol da educação.

Orgulhoso de poder servir ao povo da cidade do Recife, o professor Jairo Britto está atento às necessidades da população e já está implementando seus projetos. Os anos de trabalho em diversas instituições de ensino e órgãos públicos deram a ele a experiência necessária para que afirme que muitos dos problemas enfrentados hoje podem ser sanados ou amenizados. Em sua opinião, basta vontade política e atenção às pessoas. "Sem valorizar a educação e sem promover a justiça e a inclusão social, não há caminhos possíveis para sairmos da crise em que vivemos", reflete.