Aderaldo de Oliveira Florêncio, é um dos 19 filhos de Maria Florêncio e Sidrônio José de Oliveira, adquiriu o apelido de Pinto ainda na infância na cidade de Caruaru onde nasceu, saiu de casa aos 12 anos vindo para o Recife já para trabalhar, apaixonou-se pela cidade e está radicado na Veneza brasileira até hoje. É casado,pai de dois filhos.

Possui um grande conhecimento a respeito dos problemas da cidade do Recife principalmente pelo fato colaborar e participar ativamente em projetos em vários bairros da cidade.

Em 2008 disputou sua primeira eleição para vereador da cidade do Recife onde obteve 2.534 votos,obtendo boa votação porém não obtendo êxito eleitoral.
Na sua segunda eleição em 2012, conseguiu obter a sua primeira vitória nas urnas, obtendo 5.203 votos em toda a cidade do Recife, com votos em todas as zonas eleitorais da cidade. De origem humilde, e sempre levando nas veias o traço popular, Aderaldo Pinto busca integrar todos os setores sociais e fazer um mandato participativo, com a colaboração de todos.

Em seu primeiro mandato na Câmara Municipal do Recife, buscou atuar junto ao governo do Prefeito Geraldo Júlio, levando várias demandas da população e debatendo bastante a cidade. Nos 4 anos do primeiro mandato, faltou há apenas 3 sessões das mais de 450 reuniões ordinárias, duas por motivos de doença e outra por estar em trabalho externo ao legislativo. Participou da Comissão de Ética Parlamentar (2013-14) como membro-efetivo e foi suplente da Comissão de Legislação e Justiça (2013-14), a mais importante da Casa. Foi ainda escolhido pelo voto dos 39 vereadores para ser 1º suplente da Mesa Diretora no biênio 2015-2016. No plenário propôs 957 requerimentos, sendo o 4º parlamentar que mais apresentou na legislatura. Apresentou 22 projetos de lei ao debate nas Comissões Temáticas da Casa, que ao final do processo, foram votados, aprovados e sancionadas 5 leis municipais de autoria de Aderaldo Pinto. Por fim, apresentou ainda 4 decretos legislativos que reconhecidamente homenagearam personalidades da nossa capital.

O resultado de toda dedicação foi mostrada pela população ao reconhecer novamente nas urnas o trabalho do Vereador Aderaldo Pinto. Em 2016 ele foi eleito para o 2º mandato com 12.767 votos, o 4º mais votado de toda Cidade do Recife. Nesta eleição, outra expressiva marca foi alcançada pelo parlamentar, a de maior votação histórica na 7ª zona eleitoral com 6.250 votos.

O objetivo nesta segunda etapa é abranger ainda mais o mandato em prol dos que precisam do poder público municipal nos seus mais variados serviços e obras, e continuar fazendo a diferença na Cidade do Recife aproximando o parlamento as ruas.

No inicio desta legislatura (2017-20), Aderaldo Pinto foi escolhido novamente pelos pares para a suplência da Mesa Diretora na função de secretário com o voto de 37 vereadores.

Apoia projetos principalmente nas áreas de esporte, educação e cidadania com o objetivo de incluir e dar oportunidade a todos os cidadãos e também busca dar voz aos anseios das comunidades menos assistidas ao poder municipal.

As informações acima são de responsabilidade do Gabinete do Vereador Aderaldo Pinto e foram atualizadas em 31 de Janeiro de 2017.