Eleito para o primeiro mandato de vereador do Recife, com 8.604 votos, Rinaldo Júnior (PRB), 34 anos, é Presidente da Força Sindical de Pernambuco, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios - SIEEC e Diretor de Políticas Educacionais e Cultura da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios – Conatec e diretor de políticas do PRB no Recife.
            Filho do sindicalista Rinaldo Alves de Lima e da gestora Ana Maria de Lima Alves, Rinaldo Júnior é Administrador de Empresas por formação, dirigente sindical por paixão, iniciou sua atuação no movimento sindical de Pernambuco muito jovem, em 2002, aos 19 anos de idade, cuidando de atividades administrativas do Sindicato Stealmoaic, junto com sua mãe, e acompanhando sempre seu pai, Rinaldo Lima (que milita no sindicalismo há mais de trinta anos), em movimentos grevistas, assembleias e reivindicações salariais dos trabalhadores. O exemplo de seu pai serviu de inspiração e referência para nortear sua vida profissional em defesa dos interesses da classe trabalhadora do nosso estado.
            Rinaldo Júnior é casado com a Administradora de Empresas, Marcelle Nathália Pereira Silva de Lima. Da união nasceram duas filhas, Ana Sofia Silva de Lima e Mariana Silva de Lima. Rinaldo Júnior, um excelente filho, tornou-se um exemplo de marido e de pai. Com o alicerce e apoio de toda família, começou a trilhar seu caminho e escrever sua história no sindicalismo brasileiro, sempre com o objetivo de defender os direitos dos trabalhadores e lutar por mais qualidade de vida para as pessoas e suas famílias e mais respeito no trabalho.
            Em 2008 começou a participar dos movimentos grevistas, paralisações, reivindicações, manifestações de trabalhadores, e a viajar pelo Brasil participando de congressos, cursos de formação de dirigentes sindicais, despertando para a atividade profissional que hoje exerce com muita dedicação e competência.
            Após seu ingresso no movimento sindical, Rinaldo Junior assume em 2009 a presidência do Sindicato  dos Trabalhadores em Condomínio das Cidades de Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão, o SIEEC. Com seu perfil combativo, logo percebera que lhe sobrava disposição para encarar os desafios advindos do movimento sindical, porém começou a observar que junto aos trabalhadores lhe faltava força política. E foi com o discurso de que todo trabalhador precisa de política, iniciou sua trajetória na vida política incentivado, pela sua referência no meio político de Pernambuco, Paulo Rubem Santiago, assumindo em 2011, a pasta de assuntos sindicais do mandato de Deputado Federal de Paulo Rubem e lançando em 2012 sua primeira candidatura a vereador da cidade do Recife,  obtendo neste pleito 4.598 votos, fruto de muitos debates e conhecendo de perto todas as problemáticas da cidade do Recife.
            Em 2014, assume a vice-presidência da Central Força Sindical e se lança para Deputado Estadual nas eleições seguintes, obtendo aproximadamente 15.600 votos e ocupando o status de SINDICALISTA MAIS VOTADO do Estado de Pernambuco. No ano seguinte, em 2015, assume a presidência da Central Força Sindical, aclamado por unanimidade, posto que ocupa até o momento. Nas eleições municipais de 2016 é eleito vereador do Recife pelo PRB, com 8.604 votos.
            Rinaldo Júnior vem lutando, incansavelmente, ao lado do trabalhador, dia a dia, o ano inteiro, por melhorias das condições de vida, por conquistas trabalhistas, dignidade e respeito no trabalho.
            Rinaldo Junior defende o trabalhador e o cidadão recifense na CÂMARA MUNICIPAL DO RECIFE, como legítimo representante do povo mais necessitado, na luta por melhores condições na SAÚDE, EDUCAÇÃO E CULTURA, com ÉTICA, ATITUDE E COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO MAIS CARENTE.
            Comprometido com a defesa do crescimento econômico, do emprego, da saúde e de melhores condições de educação para as crianças e jovens, com a luta do trabalhador, além da defesa e do fortalecimento da cultura nas comunidades carentes do Recife, Rinaldo Júnior é a verdadeira renovação de que tanto a Câmara dos Vereadores do Recife necessitava.
             Rinaldo Junior sonha com um Recife de mais igualdade de oportunidade entre as pessoas, de valorização daqueles que hoje ocupam a base da pirâmide social e que, de fato, fazem a engrenagem, chamada economia, funcionar.
            De personalidade forte, não age por conveniências, pensa no outro, de uma clareza de propósitos e firmeza de convicções, pai carinhoso e exemplar, marido companheiro, amigo, parceiro, amoroso e divertido, filho dedicado e respeitador, profissional competente e combativo. Sempre respirou o sindicalismo e o tem na veia, costuma dizer que se não fosse sindicalista, não saberia dizer o que seria de sua atividade profissional hoje. Acredita que a capacidade de grandes mudanças advém da mobilização política de toda uma sociedade.
             Rinaldo Junior sonha por um Recife de futuras gerações mais esclarecidas, mais bem formadas, formada por cidadãos que buscam seus direitos, tendo real conhecimento de todos eles.  Rinaldo Junior pensa em um Recife em que os trabalhadores terão uma melhor formação e poderão melhorar a qualidade de vida de suas famílias e de suas futuras gerações. Pensa num outro Recife; num Recife talvez, um tanto distante hoje de nós, mas perto o bastante de nossos filhos e netos. Um Recife com a certeza que ela será uma cidade muito melhor para se viver! E isso só depende de nós!

Biografia enviada pela Assessoria de Comunicação do Parlamentar em 19/01/2017