Ricardo Jorge da Cruz (PPS) nasceu em 23 de julho de 1969, no bairro do Pina, no Recife. É casado, formado em administração e é sub-inspetor guarda civil municipal na Capital Pernambucana. Foi eleito com 4.547 votos. Sua principal bandeira é a Causa Animal. Em julho de 2010, o ativista fundou o projeto Socorro Animal, um serviço de atendimento móvel que atende animais carentes gratuitamente. Suas ações ganharam repercussão na imprensa e nas redes sociais, tornando Ricardo Cruz conhecido a ponto de virar referência nessa luta e ser eleito vereador do Recife. 

Ricardo Cruz também carrega a marca de ser o primeiro guarda civil municipal a ocupar uma cadeira na Câmara do Recife. Desde que lançou sua candidatura, teve o apoio do sindicato e da associação da categoria. Ele nasceu e cresceu nos bairros do Pina e Brasília Teimosa, locais que historicamente são marcados por lutas políticas em favor dos moradores.
No início do projeto Socorro Animal, Ricardo utilizava um carro modelo Fiat Prêmio dos anos 80 para fazer o trabalho de Samu dos Animais. Depois passou a promover ações para que animais de famílias carentes sejam castrados e atendidos por médicos veterinários também sem custos. "Todas essas ideias surgiram do mais coração do que da cabeça", conta.

Biografia atualizada em Janeiro de 2017