BIOGRAFIA OFICIAL – João da Costa


Com mais de 30 anos de militância política e social, João da Costa Bezerra Filho, filiado ao Partido dos Trabalhadores de Pernambuco desde 1982, é o mais novo vereador do Recife, empossado em fevereiro de 2019.

Casado com Marília Bezerra e pai de João Victor e Francisco, o petista é natural de Angelim (Agreste). É formado em Agronomia, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e em Administração, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, está cursando a terceira graduação, em Relações Internacionais.

Sua luta política iniciou ainda na juventude, durante a formação acadêmica, onde foi diretor do Diretório Central dos Estudantes da UFRPE e da UFPE. Nesse mesmo período, João da Costa foi também coordenador-geral da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil e diretor da União Nacional dos Estudantes.

Sua luta por justiça social e garantia dos direitos dos trabalhadores o levou a participar da primeira gestão do PT à frente da Prefeitura do Recife. Na gestão do ex-prefeito João Paulo, João da Costa assumiu a Secretaria do Orçamento Participativo e deu importantes contribuições para a criação do programa de Orçamento Participativo, uma das principais ferramentas de ausculta popular do município. O sucesso do OP no município foi tanto que, em 2011, o programa venceu o prêmio Reinhard Mohn, concedido pela Fundação Alemã Bertelsmann, e reconhecido internacionalmente como uma experiência inovadora.

Em 2005, após uma passagem exitosa pela Secretaria de Orçamento Participativo, João da Costa passa a coordenar a Secretaria de Planejamento. No ano seguinte, foi eleito deputado estadual, sendo o mais votado do Recife.

As gestões bem-sucedidas à frente das secretarias de Orçamento Participativo e de Planejamento credenciou João da Costa para disputar o primeiro mandato de prefeito do Recife, em 2008. Ele foi eleito no primeiro turno, com 51,54% dos votos válidos.

Sob o seu comando, a Prefeitura do Recife realizou importantes obras em toda a cidade, melhorando a vida da população. Foi João da Costa quem tirou do papel a maior obra viária da capital pernambucana, a Via Mangue, num investimento de R$ 552,8 milhões. A gestão do petista também entregou a duplicação do viaduto Capitão Temudo, na Joana Bezerra, realizou o programa Capibaribe Melhor, executou uma série de ações dentro do PAC Mobilidade, entre outras iniciativas de grande impacto na capital pernambucana.

As informações acima são de responsabilidade do Gabinete do Vereador João da Costa e foram atualizadas em 07 de Fevereiro de 2019